A morte súbita no atleta é um evento raro, porém catastrófico, com uma incidência estimada de 0.5 a 13 casos em cada 100 000 pessoas. Face à crescente mediatização das modalidades desportivas e dos seus atletas, a ocorrência destes casos tem adquirido protagonismo e consequente preocupação pública.
Saber MaisSabe-se que cerca de 76% das vítimas que sofreram PCR foi devida a uma arritmia em particular: a fibrilhação ventricular. A fibrilhação ventricular é uma arritmia potencialmente fatal que consiste num conjunto de contrações caóticas e descoordenadas dos ventrículos impedindo que o coração consiga bombear sangue oxigenado para o cérebro e restantes órgãos do organismo.
Saber MaisEm Portugal, cerca de 5500 doentes são submetidos a cirurgia cardíaca por ano, existindo ainda mais de 1500 doentes a aguardar intervenção cirúrgica ao coração. Destes doentes em lista de espera, mais de 75% ultrapassam o tempo de espera máximo determinado em Diário da República.
Saber MaisEssa vontade de conhecer este intrigante órgão manteve-se século após século, com especial destaque no Renascimento, onde um dos maiores anatomistas de todos os tempos, Leonardo da Vinci, lhe chamava o “órgão do centro da vida”.
Saber MaisO cirurgião cardíaco albicastrense André de Lima Antunes participou na missão solidária a Moçambique, "Cadeia da Esperança", onde foram efetuadas 17 cirurgias.
Saber MaisEntrevista ao Dr. André de Lima Antunes, médico da Volta a Portugal, no programa Há Volta na RTP.
Saber MaisA equipa médica da Volta a Portugal assegura o bem-estar e o auxílio ao pelotão, dentro e fora da estrada. O grupo é composto por três médicos, um enfermeiro, dois motoristas e três ambulâncias.
Saber MaisO médico natural de Orvalho (Oleiros) André de Lima Antunes vai assegurar os Serviços Médicos da Volta a Portugal em Bicicleta que arranca para a estrada de 4 a 15 de agosto.André de Lima Antunes é responsável pela De Lima Antunes HealthCare Services, a empresa que vai participar na prova em parceria com o Grupo Lusíadas Saúde, e que já prestou serviços médicos em outras provas desportivas de ciclismo profissional.
Saber MaisAndré de Lima Antunes, natural de Orvalho, concelho de Oleiros, é o médico coordenador da Volta a Portugal em Bicicleta que vai para a estrada entre 4 e 15 de agosto. Cirurgião cardíaco no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, tem uma forte ligação ao ciclismo tendo desempenhado funções em diferentes provas do calendário nacional, como a Volta ao Alentejo, Volta a Portugal do Futuro, Grande Prémio O Jogo, Grande Prémio Joaquim Agostinho, Grande Prémio Douro Internacional, ou Campeonatos Nacionais.
Saber MaisO Dr. André de Lima Antunes é médico assistente hospitalar, especialista em Cirurgia Cardíaca no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, a completar uma pós-graduação de Medicina Desportiva, e médico responsável de várias provas desportivas de ciclismo. Neste sentido, o profissional de saúde vai partilhar as experiências e alertar para a importância de aliar a Medicina ao desporto.
Saber MaisAndré de Lima Antunes, médico-cirurgião cardíaco no Centro Hospital Universitário de Coimbra e assistente da Faculdade de Medicina da academia mais antiga do país, insiste em manter-se ligado ao Orvalho, onde tem as suas raízes. A exigência da sua profissão não o impediu de também tirar um curso de jovem agricultor e de candidatar um projeto a fundos europeus para a sua Quinta do Vale da Carvalhinha, situada naquela freguesia do concelho de Oleiros.
Saber Mais